A pandemia mostrou que uma crise econômica devastadora pode acontecer a qualquer momento — e é importante que as empresas estejam sempre preparadas.
“Há muitas etapas que você pode seguir para manter sua empresa forte, independentemente do que o futuro reserva”, afirma Adam Jacobs, diretor executivo da agência de talentos Bubblegum Casting.
Ele diz que não só conseguiu manter seu trabalho, como também viu sua agência ficar mais forte do que antes da Covid-19. No Entrepreneur, ele deu dicas de como as empresas podem estar sempre preparadas para uma possível recessão:
1. Repense sua equipe
Você provavelmente começa a contratar mais pessoas conforme sua empresa está crescendo — mas sem pensar no quadro geral. Isso, segundo Jacobs, faz com que sua equipe não seja o mais eficiente possível. É importante observar a estrutura do trabalho e as responsabilidades de cada um. Talvez você até perceba que é possível reduzir as horas de trabalho.
2. Adaptação às tecnologias
Jacobs conta que foi muito importante que sua equipe já estivesse adaptada às reuniões por vídeo antes mesmo que elas se tornassem obrigatórias. “Isso nos permitiu continuar com nossos negócios de forma eficiente, apesar das circunstâncias inesperadas da pandemia”, afirma.
O conselho dele é que, antes mesmo de aparecer uma necessidade real, é fundamental pensar em maneiras de usar a tecnologia para otimizar os negócios.
3. Desenvolvimento constante
Muitas empresas diminuem seus planos de desenvolvimento de negócios quando as coisas estão indo bem — mas isso não é o ideal. Segundo Jacobs, o desenvolvimento de negócios estabelece as bases para vendas futuras, então é importante sempre reservar tempo para pensar em novas estratégias para crescer.
4. Planos com antecedência
Jacobs acredita que a maioria das empresas espera até que os negócios sofram grandes perdas para tentar encontrar uma solução. Mas, na verdade, é melhor já ter um plano com antecedência.
“Faça uma lista de tarefas concretas que você deve realizar sempre que seus negócios ficarem mais lentos”, diz ele. Dessa forma, se houver necessidade, você terá uma lista de tarefas claras para começar a trabalhar assim que o seu negócio der o primeiro indício de problemas.
5. Mantenha contato contínuo
Suas estratégias de marketing e publicidade não devem se concentrar apenas em alcançar novos clientes — é preciso cultivar continuamente o relacionamento com os clientes antigos. Mantenha o negócio em suas mentes para que eles continuem voltando. Uma das formas de fazer isso é enviar e-mails e newsletters para sua lista de contatos regularmente.
6. Acompanhe o marketing
Um dos erros mais comuns é cortar o orçamento de marketing durante uma recessão. “Uma recessão é um momento em que o seu marketing é mais importante, porque você precisa atrair novos negócios”, afirma Jacobs.
Apesar de não ser recomendado cortar totalmente o orçamento dessa área, pode haver momentos em que você precisará reduzir o orçamento. Para fazer isso corretamente, você precisa de um longo histórico de dados, acompanhando todas as campanhas para ver quais estratégias são mais bem-sucedidas. Se precisar fazer cortes durante uma recessão, você já saberá quais pode cortar porque sabe quais têm menos sucesso.
7. Invista em um planejador financeiro
Antes mesmo de uma recessão, um planejador financeiro especializado em finanças empresariais pode ser muito útil para gerenciar seu fluxo de caixa.
“Contrate um planejador quando sua receita for alta. Dessa forma, o planejador pode ajudá-lo a planejar um dia ruim e encontrar formas financeiras de proteger o negócio da recessão.”
8. Mantenha uma lista de ideias de expansão em execução
A pandemia está fazendo várias empresas adaptarem seus serviços e produtos para atender às necessidades da crise atual. Com os clientes gastando menos dinheiro em roupas, por exemplo, várias empresas de moda passaram a oferecer máscaras.
Por isso é sempre importante ter várias ideias extras. Tenha uma lista de maneiras de como sua empresa pode se ajustar às necessidades de seus clientes durante uma recessão.
9. Aumente o seu crédito
Pedir crédito não é algo que todas as empresas querem fazer, mas nunca está fora de questão. E é ainda mais frustrante quando você realmente precisa de um empréstimo, mas descobre que o seu crédito é muito baixo para obtê-lo.
“Proteja seu futuro construindo o crédito de seu negócio. Existem várias etapas que você pode seguir agora para facilitar a obtenção de um empréstimo acessível no futuro”, diz Jacobs.