Como abrir empresa em Sobradinho DF: guia completo para empreendedores
Abrir empresa em Sobradinho DF é uma ótima oportunidade para quem quer investir em um dos principais polos econômicos do Distrito Federal.
Se você tem o sonho de abrir empresa em Sobradinho DF, neste artigo vamos te mostrar o passo a passo para realizar esse projeto.
Nosso guia irá te auxiliar desde a escolha do tipo de empresa, até a obtenção do alvará de funcionamento.
Por que abrir empresa em Sobradinho DF?
Abrir empresa em Sobradinho DF pode ser uma excelente escolha para quem quer empreender. Afinal, a região tem alto potencial de crescimento, diversidade de público e demanda por diversos tipos de produtos e serviços.
Sobradinho é uma cidade que oferece qualidade de vida aos seus moradores, com infraestrutura urbana, lazer, cultura e educação. Além disso, a cidade valoriza o empreendedorismo, com incentivos fiscais e linhas de crédito.
Resumidamente, se você quer abrir empresa em uma cidade que tenha incentivos e oportunidades, Sobradinho é o local certo para você!
Como abrir empresa em Sobradinho DF?
Para abrir uma empresa em Sobradinho, você precisa seguir alguns passos básicos, que são comuns a qualquer tipo de empresa. Veja quais são eles:
1. Defina o tipo de empresa que você quer abrir
Existem alguns tipos de empresa que podem ser abertas, sendo os principais:
- Microempreendedor Individual – MEI;
- Sociedade Limitada Unipessoal – SLU;
- Microempresa – ME;
- Sociedade Limitada – LTDA;
- Sociedade Anônima – SA.
Cada uma delas tem suas vantagens, desvantagens, exigências e tributações específicas. Por esse motivo, é necessário analisar cada um deles para ver qual é a melhor opção para seu negócio.
2. Escolha o nome e a marca da sua empresa
Você precisa verificar se o nome e a marca que você escolheu estão disponíveis para registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e na Junta Comercial do Distrito Federal.
O nome da sua empresa deve ser único, original e relacionado ao seu ramo de atividade. Já a marca, deve ser atrativa, fácil de lembrar e diferenciada da concorrência.
3. Elabore o contrato social da sua empresa.
O contrato social é o documento que define as regras, os direitos e as obrigações dos sócios e da empresa.
Ele deve conter informações como nome, endereço, CPF e RG dos sócios, nome, endereço, CNPJ e atividade da empresa, capital social, participação e responsabilidade de cada sócio, forma de administração, prazo de duração, etc.
O contrato social deve ser assinado por todos os sócios e por um advogado, e registrado na Junta Comercial.
4. Obtenha o CNPJ da sua empresa
O CNPJ é o número que identifica a sua empresa perante a Receita Federal e outros órgãos públicos. Para obtê-lo, você precisa acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário online com os dados da sua empresa.
Após a análise e a aprovação, você receberá o número do CNPJ por e-mail ou pelos Correios.
5. Faça a inscrição estadual e municipal da sua empresa
A inscrição estadual é o número que identifica a sua empresa perante a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal. Já a inscrição municipal é o número que identifica a sua empresa perante a Secretaria da Fazenda de Sobradinho.
As duas são obrigatórias para que sua empresa consiga atuar legalmente. Para fazer a inscrição estadual, você precisa acessar o site da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e preencher o formulário online com os dados da sua empresa.
Para fazer a inscrição municipal, você deve acessar o site da prefeitura e preencher o formulário online com os dados da empresa.
6. Obtenha o alvará de funcionamento da sua empresa
Por fim, é necessário obter o alvará de funcionamento. Ele é o documento que autoriza sua empresa a exercer sua atividade no local escolhido.
O alvará é emitido pela Administração Regional de Sobradinho e deve ser solicitado após o preenchimento de formulário.
Conte com a Advance para ajudar você a abrir sua empresa!
Você acabou de receber um tutorial para abrir sua empresa em Sobradinho. Agora, que tal evitar toda essa burocracia e ainda contar com uma equipe que conheça muito bem a região?
A Advance Contabilidade atua na região há anos, sempre com a expertise e a agilidade necessária para ajudar os clientes.
Sendo assim, descomplique sua abertura de empresa com a nossa ajuda hoje mesmo!