Os 4 Cs da Liderança a Distância

É sempre um desafio gerir equipes a distância. No início todo mundo acha legal, todo mundo feliz, mas quando o tempo vai passando, se não houver metodologia, disciplina e rituais, pode ficar bem difícil.

Eu já liderei por diversos anos, pessoas que trabalhavam no meu time remotamente em home office. Posso dizer que a energia e dedicação são muito maiores. Para o líder e para o liderado que deseja mostrar que continua desempenhando bem suas atividades.

Por isso quero compartilhar com vocês os 4 Cs da liderança a distância que aprendi e que tem sido muito útil para mim.

Os 4 Cs são: Clareza, Comunicação, Conexão e Condução.

Clareza: clareza de objetivos e como serão avaliados. Importante estar mais atento ao que é realizado do que ao que é feito. Microgerenciamento não dá certo e cada vez menos praticado com o distanciamento físico.

Comunicação: o grande desafio é manter a equipe atualizada dos rumos da empresa, da área e dos projetos. Rituais como chats de conversa entre colaboradores e reuniões diárias ou semanais são fundamentais para que todos possam dizer o que foi feito, o que está sendo trabalhado e se precisam de alguma ajuda. Mas deixe as pessoas falarem na reunião. Essa é uma reunião para o líder mais ouvir do que falar! Conheço muitos líderes que chamam a equipe para reunião da semana e só eles falam do início ao fim. Todos entram mudos e saem calados. Isso não estimula a colaboração e criatividade.

Conexão: As pessoas tem se sentido solitárias em casa, porque estão longe de suas antigas rotinas. Ter um diálogo aberto, one to one e estabelecer rituais que geram conexão e proximidade vão trazer leveza, energia e motivação para o time. Uma pesquisa feita recentemente fala sobre a importância das rotinas no período de isolamento (leia meu artigo sobre isso). Antes de começar uma reunião, quebre o gelo, pergunte sobre a programação para o final de semana em casa, qual série estão maratonando ou sobre o que descobriram na quarentena que eram capazes de fazer! Ou até mesmo, faça uma reunião inesperada para dançar ou cantar uma música (porque não?!). É importante que o líder esteja próximo, conectado e em sintonia com a equipe.

Condução: O verdadeiro líder não é o que puxa as pessoas para trilhar um caminho. O verdadeiro líder é aquele que inspira as pessoas a seguirem aquele caminho. E elas o fazem porque simplesmente é o certo a fazer. Sem precisar ninguém fiscalizar. O espaço para a liderança do medo e autoritarismo não existe mais. E para inspirar uma equipe é necessário primeiro dar o exemplo e segundo: abrir espaço para que as pessoas colaborem, criem, realizem.

Um lugar onde não se é permitido criar algo novo sem ser do jeito que o chefe deseja é um lugar que tem seus dias contados.

A nova realidade que estamos recebendo não permitirá essa liderança. Conduza seu time pelo exemplo, colaboração e inspiração.

E por fim, acredito que só será possível ter clientes felizes se os colaboradores também estiverem felizes, num espaço que se permita construir, realizar e fazer parte de fato de algo grandioso.

Ótima semana para você.

 

Fonte: https://institutoclientefeliz.com.br/os-4-cs-da-lideranca-a-distancia/

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *