Para conquistar a táticas de cinco minutos é um objetivo, muitas vezes, é necessário abrir mão de certas coisas. Mas isso não significa deixar a qualidade de vida de lado — por exemplo, saúde, felicidade e realização pessoal — e esquecer de descansar. Segundo Leah Borski, colunista da Entrepreneur, encontrar maneiras de relaxar é, inclusive, fundamental para o sucesso.
Pesquisas na área de neurociência revelam que períodos de descanso intencional impulsionam fatores importantes para o sucesso, que incluem: energia produtiva, criatividade, pensamento inovador, mentalidade positiva e memória. Uma das maneiras é cochilar no meio do expediente, mas — claro — não é todo mundo que pode fazer isso. Para essas pessoas, porém, existem três métodos de descanso que podem ajudar. E cada um deles só leva cinco minutos. Veja a seguir:
Índice
ToggleFeche os olhos
Um estudo publicado pela Universidade de Rochester diz que mais de 50% da superfície do cérebro é dedicada ao processamento de informações visuais. Ou seja: fechar os olhos libera a energia associada a esses 50%, permitindo ao nosso cérebro a tão necessária recuperação. “Podemos acessar os processos inconscientes que nos ajudam a nos conectar com nossas ideias inovadoras e resolver problemas de forma mais eficiente, simplesmente diminuindo a entrada visual”, diz Borski.
Crie um ambiente aconchegante para uma soneca mesmo sem a intenção de adormecer. Considere tocar uma música suave para ajudar a abafar quaisquer ruídos que possam distrair. Permita que suas pálpebras se fechem suavemente e preste atenção aos pensamentos que surgirem.
Crie um ambiente aconchegante para uma soneca mesmo sem a intenção de adormecer. Considere tocar uma música suave para ajudar a abafar quaisquer ruídos que possam distrair. Permita que suas pálpebras se fechem suavemente e preste atenção aos pensamentos que surgirem.
Sonhe acordado
Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que o devaneio (ou o sonhar acordado) significa mais criatividade. “Reservar um tempo para o pensamento que flui livremente permite o desemaranhamento quase sem esforço das informações confusas em nossas mentes”, diz Borski. Para obter melhores resultados, ela aconselha encarar a sessão de devaneio intencionalmente: você deve ser capaz de perceber quando está nesse estado e sair no momento que desejar. No entanto, isso requer alguma prática.
Escolha uma foto ou obra de arte que pareça relaxante, como o oceano ou algumas flores em um céu azul brilhante. O azul é calmante, enquanto o laranja estimula a criatividade. Defina um cronômetro para cinco minutos e observe a imagem, permitindo que sua mente divague. Tenha uma caneta e um bloco de notas por perto para anotar lampejos de inspiração.
Respire
Apenas o cérebro consome 20% de todo o oxigênio que um adulto precisa, diz uma pesquisa publicada no Karger. O oxigênio é o combustível para planejamento, tomada de decisões e pensamento.
A respiração focalizada simples nos dá um impulso de energia mental. O primeiro passo é praticar a respiração diafragmática, puxando o ar para a barriga em vez de para a parte superior do peito. Coloque uma das mãos sobre o coração e a outra sobre o abdômen enquanto inspira. Perceba: quando sua mão inferior sobe durante a inspiração e a superior fica parada, você sabe que está trazendo o ar totalmente para o diafragma.
Em seguida, respirando apenas pelo nariz, inspire contando até quatro. Segure contando até quatro e depois expire contando por outros quatro segundos. Repita essa sequência por cinco minutos.
Fonte: revistapegn
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!