Renovação de certificado digital: o que você precisa saber?

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Renovação De Certificado Digital O Que Você Precisa Saber - Advance Contabilidade

Veja como realizar a renovação do certificado digital da sua empresa!

Saiba como realizar a renovação do seu certificado digital sem maiores transtornos. Conheça algumas estratégias eficientes!

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas físicas ou jurídicas no ambiente virtual.

Ele garante a autenticidade, integridade e validade jurídica das transações realizadas pela internet.

Dessa forma, podemos dizer que ele funciona como uma assinatura digital, permitindo assinar documentos, emitir notas fiscais, acessar serviços públicos e privados, entre outras funcionalidades.

Mas, afinal, você sabe se é necessário realizar a renovação do certificado digital?

Ou melhor: sabe quem pode renovar esse documento, o custo e quais os passos para esse processo?

Neste artigo, vamos responder essas e outras perguntas sobre esse tema.

Acompanhe!

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É necessário realizar a renovação de certificado digital?

A renovação do certificado digital é necessária, pois ele possui validade determinada pela Autoridade Certificadora que o emitiu.

Essa validade pode variar de um a cinco anos, conforme o tipo e modelo do seu certificado.

Dessa forma, a renovação de certificado digital deve ser feita antes do vencimento do documento. Caso contrário, perderá sua eficácia e não poderá mais ser utilizado.

Além disso, se o seu certificado expirar, será necessário solicitar um novo, realizando todo o processo de emissão novamente.

Quem pode renovar o certificado digital?

O responsável legal da empresa pode renovar o certificado digital, desde que ele esteja no contrato social apresentado no momento de validação presencial.

Na emissão do primeiro certificado, o interessado deve informar, dentre outros dados, o titular do CNPJ, responsável legal e seu representante.

Em caso de pessoa física, o titular do certificado pode realizar a renovação do certificado digital, desde que esteja válido e em perfeito estado de conservação.

Por exemplo, se for do tipo A3, que é armazenado em mídia criptográfica (cartão ou token), é necessário que ele esteja conectado ao computador no momento de sua reincidência.

Mas, afinal, qual a diferença entre o certificado do tipo A1 e A3?

A diferença entre os certificados do tipo A1 e A3 está na forma de sua geração e armazenamento das chaves criptográficas, que são usadas para identificar e assinar digitalmente pessoas físicas ou jurídicas na internet.

Os certificados A1 são gerados e armazenados no próprio computador do usuário, enquanto os certificados A3 estão em dispositivos externos, como cartões ou tokens.

Essa diferença implica em diversas vantagens e desvantagens para cada tipo de certificado digital, como:

  • Os certificados A1 possuem validade de um ano, enquanto os A3 podem variar de um a cinco anos, conforme a mídia escolhida.
  • Os certificados A1 são mais práticos e dinâmicos, pois podem ser utilizados em qualquer computador que tenha o arquivo instalado. Por sua vez, os certificados A3 são mais seguros e portáteis, podendo ser usados em qualquer computador que possua leitor da mídia.
  • Os certificados A1 podem ser mais vulneráveis a ataques virtuais, pois dependem da proteção do computador do usuário, enquanto os certificados digitais do tipo A3 podem ser mais vulneráveis a perdas ou danos físicos, visto que dependem da conservação da mídia.

Portanto, a escolha entre os certificados A1 e A3 deve levar em conta as necessidades e as preferências do usuário, assim como o custo-benefício de cada opção.

Saiba qual a importância do certificado digital para profissionais da área da saúde:

Como realizar a renovação do certificado digital?

O processo para renovar o seu certificado digital pode ser feito de forma online ou presencial.

A renovação online é válida para clientes Certisign e das demais certificadoras, desde que o certificado digital a ser renovado esteja válido — neste caso, ele deverá ser do tipo A3.

Para esse processo, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Conecte o certificado que deseja renovar;
  2. Confira os dados informados;
  3. Realize o pagamento;
  4. Emita seu novo documento eletrônico.

Por sua vez, a renovação de certificado digital presencial é necessária para ambos os tipos de documento, sejam eles A1 ou A3, que são instalados diretamente no computador ou celular, já estando vencido ou danificado.

Nesse caso, é necessário agendar um atendimento em um dos pontos de validação da AC escolhida e levar os documentos originais que são exigidos para esse processo.

Qual o custo para realizar a renovação do seu certificado digital?

Para renovar o seu certificado digital existe um custo, obviamente. No entanto, ele não é padrão, pois varia de acordo com a Autoridade Certificadora emissora, o tipo e a validade do documento.

Os preços costumam ser mais acessíveis para aqueles clientes que já possuem um certificado válido e querem apenas renová-lo online.

Por que uma contabilidade especializada pode ajudar na renovação do seu certificado digital?

A renovação de certificado digital é um procedimento importante para manter a segurança e a confiabilidade das suas operações online.

Por isso, fique atento à validade do seu documento e não deixe para renová-lo na última hora.

Sendo assim, contar com o apoio de profissionais qualificados, é fundamental nesse processo.

Se você é um profissional da saúde ou tem uma clínica, sabe da importância desse documento eletrônico que identifica você ou a sua empresa na internet, garantindo a autenticidade, a integridade e a validade jurídica das transações realizadas pela internet.

Mas, como pudemos perceber, o processo para a retomada requer atenção e conhecimento.

Logo, uma contabilidade especializada pode orientar você sobre a melhor opção de certificado digital para o seu negócio, auxiliar você na escolha da Autoridade Certificadora (AC) mais adequada e facilitar o processo de renovação do certificado digital.

Isso permite um agendamento e organização segura quanto à validação, seja presencial ou online.

Além disso, podem ajudar verificando se o certificado foi emitido corretamente e fazendo o upload do certificado na plataforma de contabilidade digital, e oferecer benefícios adicionais para você, como descontos, brindes, suporte técnico, entre outros.

Assim, você pode renovar o seu certificado digital com mais comodidade, economia e segurança.

Conte conosco, da Advance Contabilidade

Nós estamos há mais de 25 anos no mercado, com foco em empresas pequenas e de médio porte.

Buscamos auxiliar na gestão financeira e nos demais processos relacionados à contabilidade, pois sabemos que o financeiro é essencial para manter qualquer empresa em bom funcionamento.

Dessa maneira, contamos com um sistema de gestão financeira e empresarial integrado, possibilitando mais eficiência, rapidez e segurança dos seus dados.

Além disso, prestamos atendimento humanizado, focado na satisfação dos nossos clientes, por isso nos mantemos próximos aos nossos parceiros.

Portanto, se você busca tranquilidade no processo de renovação do seu certificado digital, ou outras questões gerenciais, conte com nossos especialistas!

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