Recebi um e-mail da Receita Federal, e agora?

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Nesse artigo você vai ver:

Nessa época do ano, devido ao período de pós-declaração do imposto de renda, é muito comum as pessoas receberem e-mails supostamente da Receita Federal comunicando que o contribuinte tem algum imposto a receber ou alguma pendência junto a Secretaria da Receita Federal, orientado-o a clicar em um link para regularizar sua situação.

CUIDADO!!! A Receita Federal não manda e-mail para contribuintes!!!! A Secretaria da Receita Federal se comunica de forma oficial com o contribuinte de duas maneiras: por carta (enviada para o endereço declarado na última declaração do imposto de renda) ou através do portal E-Cac.

O Portal E-Cac é um ambiente virtual dentro do site da Secretaria da Receita Federal que, ao criar um senha (ou através do certificado digital), o contribuinte tem acesso a uma série de informações sobre sua situação fiscal.

E uma das ferramentas que existe neste Portal é a autorização do contribuinte em receber, através da Caixa Postal do E-Cac, comunicados oficiais da Receita Federal.

É muito simples, funciona dessa maneira: a Secretaria da Receita Federal posta um comunicado na caixa postal e o contribuinte recebe um SMS ou um e-mail avisando que tem um comunicado em sua caixa postal do E-Cac. Vale ressaltar que o e-mail que ele recebe é apenas um aviso para que entre no ambiente E-Cac, que é seguro, para que leia o comunicado oficial.

Sendo assim, a Receita Federal não envia e-mails com situações fiscais do contribuinte. Caso você receba um e-mail desse tipo, oriento a deleta-lo imediatamente. Caso tenha clicado no link, o contribuinte deve chamar um técnico de informática para verificar se seu computador não foi infectado por vírus. Esse procedimento é muito importante, pois geralmente os vírus destes e-mails são novos e não são pegos nos programas de anti-vírus.

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